Memorial da Inclusão recebe mostra de grupo de dança em cadeira de rodas sobre experiências corporais

Exposição “Criação e movimento: experiência corporal através de elásticos” traz obras, vídeos e fotos de experiências corporais com elástico da Cia de Rodas para o Ar

Até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, o Memorial da Inclusão recebe a mostra “Criação e movimento: experiência corporal através de elásticos” da Cia de Rodas para o Ar, um grupo de dança em cadeira de rodas. A exposição contará com obras, vídeos e fotos de apresentações do grupo. Todo trabalho gira em torno da ideia da liberdade corporal vivenciada através do uso de elásticos, como por exemplo a obra “Boneca com figurino”, que representa uma mulher sentada em uma cadeira de rodas e seu corpo envolto por elásticos pretos. Todas as obras podem ser tocadas e contam com audiodescrição. O Memorial da Inclusão está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda.


A mostra contará com a constante apresentação de um vídeo (com audiodescrição) da coreografia “Liberdade”, interpretada por bailarinas da Cia. Ao lado da televisão estarão bonecos com os figurinos feitos com elásticos utilizados pelas intérpretes e que poderão ser tocados. Os visitantes podem ainda atravessar uma janela com grades de elástico. As pessoas com deficiência auditiva terão a oportunidade de sentirem a vibração do som das músicas que a Cia interpreta com um aparelho amplificador de som, no módulo da exposição que se chama “Mãos que ouvem”.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço:

Exposição “Criação e movimento: experiência corporal através de elásticos”

Data: até 28 de novembro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h

Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada gratuita