Feira de selos independentes, shows e mercado das pulgas

Mês da Cultura Independente ocupa o centro de São Paulo com feira de selos independentes, shows e mercado das pulgas
 
Shows de Tiê, Drik Barbosa, Metá Metá, Ventre, Walfredo em Busca da Simbiose, entre outros nomes, são algumas das atrações
 
 
São Paulo, outubro de 2017 – Nesse fim de semana, o Mês da Cultura Independente (MCI) toma conta do centro de São Paulo com as feiras Sacola Alternativa e Mercado de Pulgas Loki Bicho, nos dias 14 e 15, às 12h e às 11h, respectivamente. A programação inclui ainda shows e apresentações, além de oficinas e debates.

A Sacola Alternativa, que terá como palco a Praça das Artes, no sábado, dia 14, consiste em uma feira de selos independentes na qual o público poderá adquirir lançamentos exclusivos e produtos de catálogos de selos independentes como Balaclava Records,que promove a feira, Lab Fantasma – dos irmãos Emicida e Fióti – PWR Records, Sinewave, Submarine, Outprint, Rosa Flamingo e Freak.

 

A programação da Sacola não se limita às compras e conta com shows de nomes como Tiê, uma das mais relevantes cantoras da nova geração da MPB e idealizadora de ações voltadas a mulheres na música, os cariocas roqueiros da banda Ventre, Drik Barbosa, integrante do grupo de R&B Rimas & Melodias, Andre Whoong, Walfredo em Busca da Simbiose e Odradek. O evento busca incentivar iniciativas independentes dentro da indústria fonográfica, portanto traz ao público temas como empreendedorismo representativo e como fazer dinheiro no mercado fonográfico.

 A diversão do domingo, dia 15, fica por conta do Mercado de Pulgas Loki Bicho, no Vale do Anhangabaú, às 11h. A feira ocupará as ruas do centro com araras e malas para os que apreciam uma boa garimpada, incentivando a troca e reutilização de peças, de forma a evitar o consumo desenfreado. Qualquer pessoa pode expor, gratuitamente, seu acervo pessoal. Os artistas Ava Rocha & Bella, Iara Rennó, Jonatta Doll e os Garotos Solventes e Marcelle Equivocada compõem a programação de shows e performances

Além das feiras, a programação do MCI oferece oficinas, shows em casas de cultura, apresentações de dança e workshops. Confira abaixo a programação completa do feriado.

Bicho de Quatro Cabeças

Quatro das principais bandas independentes de São Paulo, Rakta, Bixiga 70, Metá Metá e Hurtmold têm vários pontos em comum que tornam suas carreiras semelhantes, embora cada uma delas busque uma sonoridade completamente diversa uma da outras. Bicho de Quatro Cabeças é o encontro entre estas quatro bandas e seus públicos no Centro Cultural São Paulo e acontece durante todo o Mês da Cultura Independente, em outubro de 2017.
https://goo.gl/4BKhvC
13.10 – A Espetacular Charanga do França
14.10
– Metá Metá
15.10 – Anganga / MdM Duo
 
Sacola Alternativa

O selo e produtora paulistana Balaclava Records promove a segunda edição da feira Sacola Alternativa. Dentro da programação do Mês da Cultura Independente, a feira reunirá, na Praça das Artes, em São Paulo, uma série de gravadoras independentes e selos nacionais em atividade, com relevância e destaque nos cenários musicais em que atuam, para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas e produtos do catálogo, materiais de merchandising, além de mesas de debate e shows.

 

Programação musical – 14/10, 15h00
Tiê
Ventre
Odradek
Andre Whoong
Drik Barbosa
Walfredo em Busca da Simbiose
 
Data: 14 de outubro, sábado, às 14h
Local: Praça das Artes – Av. São João, 281
Evento gratuito
 
Mercado das Pulgas Loki Bicho
Bazar colaborativo no qual as pessoas ocupam a cidade para expor, vender ou trocar peças de roupas, artesanato e acessórios. O Mercado das Pulgas não tem distinção, nem regras. A ideia é ocupar o espaço com vendas, trocas, música, comidinhas ou até mesmo só para papear com a galera que aproveita a vista da cidade. O evento contará com shows e performances de nomes proeminentes da música brasileira.
https://goo.gl/yjk24S
Ava Rocha & Bella
Iara Rennó
Jonnata Doll e os Garotos Solventes
Marcelle Equivocada
Data: 15 de outubro, domingo, às 12h
Local: Vale do Anhangabaú

Evento gratuito

Alto-Constraste

Oficineiros: Lee e Lou, da dupla Alto-Contraste

Alto*Contraste, ou A*C, é a dupla Lee e Lou, Nascidos em São Paulo, começaram a tomar as ruas com seus estênceis em meados dos anos 2000. Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo, além de importantes publicações de arte urbana e grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres.

 

Data: 14 de outubro, sábado, às 10h
Local: Teatro Martins Penna – Largo do Rosário, 20
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina
 
Women’s Music Event
Oficineira: Cláudia Assef
O Women’s Music Event (WME) é uma plataforma de música, negócios e tecnologia vista por uma perspectiva feminina. Criada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, a plataforma estreou offline em março de 2017 com um evento em São Paulo, que atraiu mais de 1.000 pessoas em painéis de debate, workshops, shows e festas. Na internet, a plataforma mantém conteúdos em vídeo como o programa WME Sessions, com versões intimistas de shows de artistas brasileiras, além de matérias e entrevistas com profissionais da indústria e artistas. Lila Stip e Adriana Viana são as entrevistadas nesse papo sobre como as mulheres podem conquistar mais postos de trabalho no mercado da técnica musical. 
 
Data: 14 de outubro, domingo, às 16h
Local: Sala Olido – Av. São João, 473

Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

 

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

Neste show, a banda OBMJ apresenta algumas músicas de seu novo álbum “OBMJ Ataca”, que recebeu o Prêmio Dynamite por melhor álbum de reggae nacional. O nome é uma homenagem ao gênero ficção científica sci-fi e também faz referência ao filme “Marte Ataca!”, de Tim Burton.

Data: 15 de outubro, domingo, às 11h

Local: Biblioteca Érico Veríssimo – R. Diógenes Dourado, 101

Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

 

Os Clássicos do Passinho
O passinho, dança nascida no Rio em que os pés fazem movimentos ágeis ao som de funk, chega ao MCI. No espetáculo “Os Clássicos do Passinho”, produzido pelo coreógrafo Jackson Rei do Passinho e pelo diretor e bailarino Rodrigo Vieira, dançarinos com idade entre 18 e 24 anos representam duas variações do gênero: o relíquia, do fim da década passada, e o sensação, mais recente.
 
Data: 14 de outubro, sábado, às 14h
Local: Biblioteca Raimundo de Menezes – Av. Nordestina, 780

Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

 

Data: 15 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes – R. Sampei Sato, 440
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

CINEPIANO

O CINEPIANO Tony Berchmans é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. A técnica de acompanhamento musical de Berchmans representa uma nova forma de se assistir a antigos clássicos. A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

 

Data: 14 de outubro, sábado, às 20h
Local: Teatro Martins Penna – Largo do Rosário, 20
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo