4ª Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz


São Paulo receberá o evento em 28 de julho, com Al Di Meola, Lil Jimmy Reed, Pepeu Gomes, Leo Gandelman, O Bando, Ladies Instrumental Band e BB Seguros Jazz Band

Ladies Blues Band – foto Raomi Reis

Entrada gratuita!

Evento que reúne importantes artistas de blues e jazz atrai adultos e inclui ações para crianças

A quarta edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz acontecerá em São Paulo no dia 28 de julho, das 11h às 19h, no Parque Villa-Lobos- Ilha Musical.

A quarta edição do Festival BB Seguros, que até 2017 era BB Seguridade, vem cercada de grandes expectativas, especialmente se levarmos em conta os ótimos números contabilizados em 2017. Os shows atraíram ao todo 103 mil pessoas no ano passado e este ano já ultrapassa a casa de 38 mil nas apresentações de Curitiba e Belo Horizonte.

O evento foi criado com um conceito simples: um dia para curtir com a família e os amigos. Para que isso se concretize, os shows são sempre realizados em locais ao ar livre, com bons espaços para o convívio social, loung com tomadas para carregar celular, no melhor espírito “música no parque”.

Desde 2015, em sua edição inaugural, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz apresentou grandes nomes, como Stanley Jordan, Hermeto Pascoal, Nuno Mindelis, que se apresentarão este ano em praças onde não haviam se articipado, Louis Walker, Wallace Roney Quintet, Blues Etílicos, Hamilton de Holanda, Maria Gadú, Steve Guyger, Marco Lobo Quinteto, David Liebman, Toninho Horta, entre outros, com ótima repercussão.

O projeto é realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BB Seguros e realização da Marolo Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Programação e horários dos show em São Paulo

Al Di Meola, Lil’ Jimmy Reed, Pepeu Gomes, Leo Ganderman, O Bando, Ladies Blues Band e BB Seguros Jazz Band’s

11h00 – BB Seguros Jazz Band

12h00 – Ladies Instrumental Band

13h00 – O Blues de Jimi Hendrix com o Bando

14h00 – Leo Gandelman no show “Yellow Sax Marine”, com Julio Bittencourt Trio

15h00 – Lil Jimmy Reed

16h00 – Pepeu Gomes em show instrumental

18h00 – Al Di Meola no show acústico Opus

 

Fora as atrações artísticas, teremos atividades especialmente programadas para as crianças.

– Oficina de desenho e colagem

– Oficina de malabares

– Pintura artística facial

– Escultura de balão

As atividades infantis começam às 11h e vão até às 16h.

São gratuitas e por ordem de chegada.

 

Saiba mais sobre os artistas escalados:

 

Al Di Meola

Al Di Meola, um dos grandes guitarristas e violonistas do mundo, estará no Festival BB Seguros de Blues e Jazz com o show da sua turnê acústica OPOUS, trazendo aos palcos do Festival as músicas do álbum homônimo, lançado em fevereiro de 2018. O show dá destaque para o repertório do novo trabalho, mas também explora músicas símbolos da sua carreira, que completa 45 anos de uma trajetória com diversos prêmios, entre eles o Grammy, principal premiação da música mundial.

Para Al Di Meola, o seu mais recente álbum foi uma oportunidade de crescer como compositor. “Com o OPUS, eu queria valorizar mais o meu lado compositor, porque eu acredito que faz parte de uma evolução do meu trabalho como guitarrista/compositor para compositor/guitarrista”, diz. OPUS marca um novo momento na vida do artista. “Pela primeira vez na minha vida, eu estava plenamente feliz ao compor. Eu tenho um relacionamento maravilhoso com a minha esposa, tenho uma filhinha pequena, uma família maravilhosa que me inspira todos os dias. Eu acredito que isso passa para a música”.

Al Di Meola foi pioneiro em unir world music ao jazz. Ao longo de mais de quatro décadas, o lendário guitarrista explorou na sua música as ricas influências do flamenco, tango, da música do oriente médio, brasileira e africana. Seus álbuns venderam mais de 8 milhões de cópias, fazendo dele o artista de jazz fusion com mais discos vendidos em seu gênero. Em seus mais de 40 anos de carreira marcados por gravações que tiveram grande influência no mundo da música e diversas turnês internacionais, Al Di Meola foi também o musico que mais vezes foi eleito melhor guitarrista na história da prestigiada revista “Guita Player”.

OPUS é uma jornada musical que celebra sua carreira desde os primeiros anos até o seu último álbum. O show acústico contará com algumas releituras de Astor Piazzolla, Lennon e McCartney, além do repertório do novo álbum. O norte-americano se apresenta com seu trio, acompanhado pelo o italiano Fausto Beccalossi ao acordeon e o cubano Kemuel Roig ao piano. AL Di Meola não se apresentava no Brasil desde o início dos anos 2000, o que faz dessa apresentação no Festival BB Seguros de Blues e Jazz uma oportunidade única para os amantes do virtuosismo.

 

Pepeu Gomes

Pepeu Gomes iniciou a carreira aos 14 anos, quando fugiu da casa dos pais em Salvador, na Bahia, para viver da música. Fez parte do movimento que revolucionou a música brasileira pós bossa nova, incluindo a guitarra elétrica na música brasileira, com o grupo Novos Baianos. Pepeu já foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria “world music“.

No Festival BB Seguros Pepeu Gomes vai apresentar seu lado instrumental, trazendo ao palco o repertório do seu álbum Alto da Silveira passando também pelo universo do blues. Em sua carreira solo explora todo o seu potencial como instrumentista. Este trabalho torna explícitas suas influências, que passam do samba ao rock, do choro aos ritmos latinos e de muitos outros timbres e harmonias.

 

Lil’Jimmy Reed

Um dos últimos bluesman lendários da Louisiana. Aos 79 anos continua tocando e fazendo turnês pelo mundo e desembarca no Brasil em julho e se apresenta no B.B.Seguros de Blues & Jazz.

Lil’Jimmy Reed completa 80 anos em 14 de julho, é o verdadeiro bluesman, como declara quem teve o privilégio de ouvir sua majestosa guitarra, voz poderosa, harmônica e deslumbrante. Figura altamente carismática, Lil Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues. Nascido no final da década de 1930, em uma cabana de armas de fogo em Hardwood, Los Angeles, uma pequena cidade de plantações de algodão e serrarias na região do Mississippi.

Leon cresceu perto de um clube onde todas as noites ele ouvia o lamento do blues do outro lado da rua. Aos seis anos tinha sua própria guitarra, feita de uma caixa de charutos, e quando adolescente, já exibia total habilidade com o violão e a harmônica, tocando nos clubes locais ao redor de Baton Rouge. Substituir por uma noite a estrela do blues, Jimmy Reed lhe rendeu o apelido de Lil ‘Jimmy Reed e começou assim o seu longo caminho com o Blues.

Depois de anos tocando pequenos clubes e tabernas, Lil ‘Jimmy foi servir seu país nas forças armadas. Desde que retornou à vida civil, sua carreira brilhou. Ele dividiu o palco com B. B. King e Bobby “Blue” Bland em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça. Em 2016 ele colocou a Itália e a Espanha em sua rota. Os milhares de fãs reconhecem que as performances de Lil Jimmy são quase a última chance de ouvir o som puro e não adulterado do autêntico Blues da Louisiana.

Na década de sessenta, o blues chega a Grã-Bretanha e inspira uma geração de adolescentes que, por sua vez, leva a música ao sucesso internacional. Entre eles destaca-se o aclamado pianista Bob Hall, que imprime sua marca de estilo boogie (dançante) em centenas de gravações influenciando muitos outros. Bob e sua esposa, a dinâmica cantora e baixista de rock-and-roll Hilary Blythe, uniram forças com Lil Jimmy para formar a The Lil ‘Jimmy Reed Band. Durante cinco anos, essa banda realizou uma série de apresentações por toda Europa.

Lil Jimmy continua a tocar pelos EUA, Europa e por todo o mundo.

 

Leo Gandelman no show Yellow Sax Marine

Leo Gandelman acompanhado por Julio Bittencourt Trio interpreta clássicos dos Beatles em versões instrumentais inusitadas.

Leo Gandelman – com trinta anos de carreira solo, é um instrumentista versátil que vai da MPB à música clássica com a mesma desenvoltura.

Participou de gravações antológicas de praticamente todos os grandes nomes da música brasileira. Seu álbum ‘Solar’ vendeu mais de cem mil cópias, um feito para um instrumentista, o que o tornou um artista pop.

Julio Bittencourt Trio – formado por Julio Bittencourt – bateria, Marcos Paiva – baixo acústico e elétrico e Luciano Bittencourt – guitarra e violão o trio participa do cenário da música instrumental brasileira desde 2001, se destacando com uma linguagem que mixa a rica música brasileira as tendências do jazz mundial.

 

O Bando

Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais, é o coração do Clube da Esquina. Mas, entre as montanhas de Minas também pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll. O grupo mineiro O Bando apresenta o melhor do Blues, mesclando grandes sucessos a um repertório próprio. Os mineiros já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB), entre outros. O Bando tradicionalmente faz a abertura do Festival Música do Mundo, que está na 7ª edição.

O grupo, conterrâneo de Milton Nascimento, viajou pelo Brasil ao lado do ícone da MPB na turnê do disco “…E a Gente Sonhando”, entre outros projetos. Atualmente, os integrantes de O Bando também desenvolvem projetos paralelos, como o Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd (principal cover do Pink Floyd do Brasil), idealizado e liderado pelo vocalista e guitarrista Bruno Morais.

Para a apresentação no Festival BB Seguros de Blues e Jazz, O Bando preparou um repertório especial que dá destaque à face bluseira de um dos maiores ícones da guitarra, Jimi Hendrix.

O Bando é formado por Felipe Duarte – guitarra e vocal, Bruno Morais – guitarra e vocal, Alessandro Brito – bateria, Dayvid Castro – contrabaixo. Participação especial do guitarrista Ismael Tiso.

 

Ladies Instrumental Band

Quinteto exclusivamente feminino, que traz o melhor dos gêneros blues, jazz, rock and roll e bluesy. A banda é composta por cinco musicistas experientes, com formação clássica e popular de alta qualidade. São elas:

Chuqui – voz, Dudáh Lopes – piano/ teclados, Célia Carvalho- baixo, Gabriela Gonzalez- guitarra e Alcione Ziolkowsky- bateria.

Ladies Blue Band passou por algumas formações diferentes. Já fizeram parte do conjunto as bateristas: Alcione Ziolkowsky,Lílian Carmona, Bianca Prediere, Nana Rizini , Priscila Brigante e Caroline Pacheco, e as guitarristas Gabriela Gonzáles, Geórgia Branco,Vanessa Menegaldo, Renata Montanari e Monique Martinelli.

No repertório, músicas que foram imortalizadas nas vozes das grandes divas do jazz e do blues ( Ella Fittzgerald, Aretha Franklin, Etta James, Billie Holliday, Nina Simone, Sarah Vaughan, Janis Joplin,entre outras). E clássicos de autores como B. B. King, Louis Armstrong, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Gary More, Eric Clapton e Quincy Jones.

BB Seguros Jazz Band

Formada especialmente para o projeto, traz o estilo das tradicionais street jazz bands para o Festival, com os músicos circulando entre o público.

Entre as músicas do seu set list, estão incluídas Ice cream” (H. Johnson, B. Moll, R.King), “Georgia on my mind” (Ray Charles) e “I’ ve found a new baby” (Ethel Waters).

Alexssandro Rodrigues da Silva – Tuba, Flávio Rodrigues Nunes Junior – Banjo, Eloy Porto Neto – Trombone, Dalmo Di Napoli Guzela – Washboard, Washington Feliciano de Barros – Trompete e Augusto Cesar da Silva Vechini – Sax.

 

Sobre a BB Seguros

A BB Seguros é a marca que representa os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil. Em 2013 abriu seu capital em bolsa (BBSE3), realizando o maior IPO do Brasil desde 2009 e o maior no mundo do ano de 2013. A BB Seguros é líder de mercado em todos os segmentos nos quais atua.

Sobre a Marolo Produções

A Marolo Produções nasceu do sonho de levar cultura para a pequena cidade de Três Pontas, ao sul de Minas, e realizou em 2009 seu primeiro projeto o Festival Música do Mundo, hoje na 7ª edição. Desde então, a Marolo leva cultura para todo o país, sem nunca perder as origens. Mantendo o escritório em Três Pontas e a sede em São Paulo, realizou eventos culturais nas 5 regiões brasileiras.

 

4ª. Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz

Dias: 26/05 – Curitiba, 10/06 – Belo Horizonte, 28/07- São Paulo, 04/08- Brasília, 17/11 – Recife, 24/11 – Porto Alegre.

https://business.facebook.com/festivalbbseguros/

 

Dia: 28 de julho – Sábado

Local: Parque Villa-Lobos – Ilha Musical

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP

Horário: das 11h às 19h

Classificação Indicativa: livre

Gratuito

Estacionamento no Local – grátis – Vagas limitadas

 

Related posts