10a. edição do Bourbon Festival Paraty


 

Acontece de 25 a 27 de maio

.:: 10 Anos de resistência ::.

Cesar Camargo Mariano

Bourbon Festival Paraty completa 10 anos e se estabelece como um dos mais importantes festivais de música do país

 

De 25 a 27 de maio de 2018, o festival reúne na cidade histórica o melhor do jazz, blues, música brasileira e soul

 

10 anos se passaram, anos de dedicação, histórias e muita música ! Um festival enxuto, despretensioso, porém com muita qualidade e que chegou com a importante missão de trazer público à cidade de Paraty.

Sexta-feira 13, fevereiro de 2009. Uma tenda e um palco em meio a quadra da matriz, ainda que tímidos, deixavam um ar de curiosidade aos transeuntes que passavam pela praça ao longo do dia. Ao cair a noite, uma chuva insistente tomava conta do Centro Histórico de Paraty, chuva que inibia o público, ainda pequeno, que se aconchegava embaixo da tenda, no aguardo do primeiro show previsto para às 20 horas.

Mas a sorte mudou, quase que de repente, como num passe de mágica, o tempo estiou e a Orleans Street Jazz Band abriu os trabalhos debaixo da tenda, junto ao público e sem subir ao palco a música começou. O clima esquentou, o som se expandiu e correu pelas estreitas ruas de pedras, e como o “canto da sereia” foi atraindo mais e mais público para a quadra da matriz. Assim se iniciava a 1a edição do Bourbon festival Paraty.

A primeira banda a subir ao Palco foi a Big Time Orchestra, que fez o público esquentar e dançar ao som de soul, swing e R&B. Um grande show para a abertura e o publico entusiasmado não sabia o que esperar após esta primeira apresentação. Pois bem, a responsabilidade seguinte ficou por conta de Gary Brown, artista de New Orleans, saxofone na mão e uma energia inabalável ao pisar o palco. Foi amor a primeira vista, o público se encantou, cantou e dançou ao som dos clássicos do soul e R&B daquele showman vindo da cidade berço do jazz.

Músicos de Jazz, Blues, Soul e R&Bsubiram ao palco naqueles três dias de música ao ar livre. Pela primeira vez Paraty pôde sentir o verdadeiro clima de New Orleans, a festa, o ritmo, a música que contagia qualquer idade. Sim, era o prenuncio de que este festival chegava para ficar.

2011 – 3a edição – e o festival inaugura seu 2o Palco na Praça da Igreja Santa Rita, shows no período da tarde, uma programação mais instrumental para contemplar junto a maravilhosa vista do cais e seus barcos pitorescos. Já o palcoprincipal, antes montado na quadra da matriz, passa para um terreno maior, ao lado, no estacionamento do ITAE e de frente para a Igreja Matriz.

Na sua 8a edição, o festival cresce ainda mais e volta a tomar a quadra da matriz, desta vez com mais um palco, o terceiro agora: o palco blues. Três atrações nas tardes de sábado e domingo com o melhor do blues nacional e internacional.

E assim foi, de lá pra cá passaram-se 9 anos, 9 edições. Mais 200 shows, com mais de 150 artistas além de outras 42 participações especiais. Exposições de Fotos, Cinema, Workshop musical, Buskers, Street Band e até uma Oficina de Capacitação.

E agora, em 2018 o Festival chega a sua 10a edição. Quem pôde presenciar a primeira versão do evento em 2009 e também esteve presente em 2017 sabe que o festival cresceu, sim, porém sem perder o charme e a qualidade artística de sempre.

O festival agradece à cidade de Paraty e todos aqueles que colaboraram de forma direta ou indireta para que chegássemos a marca dos 10 anos resistindo a todas as dificuldades e falta de patrocínio ao longo deste caminho !

10 Anos !

O Bourbon Festival Paraty(www.bourbonfestivalparaty.com.br) chega a sua 10ª edição que acontece dias 25, 26 e 27 de maio (6afeira a domingo), com shows gratuitos na cidade histórica de Paraty (RJ).

Nesta edição especial o Festival vai reunir na cidade histórica artistas que participaram de edições anteriores do evento e fizeram shows históricos, como Gary Brown, que tocou na 1ª edição, e Stanley Jordan, que se apresentou em 2010. Traz ainda outros grandes nomes pela primeira vez como Cesar Camargo Mariano e Madison McFerrin (filha de Bobby McFerrin), além de Blackalbino, a grande revelação da soul music com a participação de um dos precursores do gênero no Brasil, Toni Tornado.

Este ano, o evento contará com dois palcos, localizados na Praça da Matriz (Palco Matriz) e na Igreja Santa Rita (Palo Santa Rita), no centro histórico da cidade, além de programação de dois buskers (apresentações de artistas de rua): Busker Rosário (ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário) e Busker Quadra (ao lado da Igreja da Matriz) onde terão apresentações de 3 artistas em horários alternados. Ainda teremos a Orleans Street Jazz Band circulando pelas ruas do Centro Histórico e DJ Crizz que abre e fecha a programação todos os dias.

Considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico da cidade, o Festival que agora passa a fazer parte do calendário oficial do Estado do Rio Janeiro, através do programa “Rio de Janeiro à Janeiro”, desenvolvido pelo Ministério da Cultura ainda não conta com patrocínio de nenhuma empresa privada sendo exclusivamente apoiado pela Prefeitura de Paraty.

Idealizada e produzida pelo Bourbon Street Music Club, de São Paulo, a 10ª edição do Bourbon Festival Paraty é realizada pela Prefeitura Municipal de Paraty com o apoio do Convention Visitors Bureau de Paraty.

Site: www.bourbonfestivalparaty.com.br

 

.:: PROGRAMAÇÃO ::.

::: PALCO MATRIZ

Sexta-feira 25/05

21h00–Banda Black Rio – 40 anos(BRA)

Part. Especial Gary Brown (USA)

Sambasoul / Sambajazz

22h30–Tributo a B.B.King com Nuno Midelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk

(ANG/ARG/BRA)

Part. Especial Vanessa Collier (USA)

Blues

00h00–Ed Motta (BRA)

Black/Soul

1h30 – DJ Crizz (Brasil)

 

Sábado 26/05

21h00 – Cesar Camargo Mariano & MDISON MCFERRIN (BRA/USA)

Jazz / Soul

22h30–Vanessa Collier& Fred Sunwalk (USA/BRA)

Blues/R&B

00h00–Blackalbino(BRA)

Part. Especial Toni Tornado (BRA)

Soul/R&B

01h00- DJ Crizz (Brasil)

 

 

Related posts