Filmes e séries scandi crime indicados pela autora Zia Stuhaug


 

*Texto escrito pela autora Zia Stuhaug para o Nerd Tatuado. Veja aqui

O gênero Scandi Crime consiste em histórias de detetives e crimes que se passam na Escandinávia. O sucesso dessas obras vem crescendo cada vez mais entre cinéfilos, seriadores e leitores.

Confira algumas indicações de Zia Stuhaug, autora de Anjo Russo, obra de suspense que narra a história de uma brasileira que se envolve em uma misteriosa trama criminal na Noruega.

Filmes e séries scandi crime

Os homens que não amavam as mulheres

Sucesso na literatura e no cinema, Os homens que não amavam as mulheres é o primeiro livro da trilogia Millennium e, provavelmente, o que ficou mais conhecido no Brasil. Escrito pelo jornalista Stieg Larsson, foi adaptado para os cinemas sueco e estadunidense.

Na trama, a jovem Harriet desaparece na ilha de Hedeby. Mesmo depois de 26 anos, seu tio Henrik Vanger continua a busca por pistas que o levem ao paradeiro da sua sobrinha favorita. Assim, ele contrata o jornalista investigativo Mikael, que está sendo acusado de difamar o bilionário industrial Hans-Erik Wennerström, em sua revista Millennium. Mesmo com a prisão decretada, Mikael aceita o desafio de Henrik e inicia a busca por pistas de Harriet Vanger. Lisbeth Salander, uma hacker de computador, inteligente, arisca e com aparentes problemas psicológicos que a fizeram viver por um tempo sob tutoria pela tentativa de homicídio de seu pai, simpatiza com Mikael e o ajuda a buscar pistas sobre o possível assassinato da sobrinha de Henrik Vanger, Harriet

Headhunters

Baseado no livro do famoso norueguês Jo Nesbø, Headhunters tem como principal personagem Roger Brown, um caçador de talentos de sucesso. Mas isso não é suficiente para manter sua vida luxuosa e a galeria de artes da sua bela esposa. Tem um arriscado passatempo que é roubar obra de artes. Quando sua esposa lhe apresenta Clas Greve, Roger pensa que está diante da sua próxima vítima. Isso porque ele possui uma das mais procuradas pinturas da arte moderna, e Roger vê a chance de pôr as mãos na obra para se tornar muito mais rico do que sonhou. O que ele não imagina é que Clas é um ex-membro de uma força militar tática especial e vai lhe trazer muitos problemas. O famoso caçador não demora a se tornar a caça. As cenas são impactantes.

Todos os produtos da Headhunters — incluindo a adaptação do filme — vão diretamente para a Fundação Harry Hole: uma instituição de caridade criada pelo autor do livro, Jo Nesbo, para reduzir o analfabetismo entre as crianças do terceiro mundo.

Forbrydelsen

A série dinamarquesa Forbrydelsen, obra que inspirou a produção americana The killing, sucesso do gênero, segue os acontecimentos que procedem o assassinato brutal de uma garota, dando início a uma extensa investigação.

A detetive Sarah Lund (Sofie Gråbø), pretendia se mudar para a Suécia e começar uma nova vida, mas não consegue deixar o caso de assassinato para trás. A polícia encontra pistas que sugerem que o assassinato pode ter relação com o governo da cidade; e o vereador Troels Hartmann (Lars Mikkelsen), que está concorrendo à prefeitura, parece estar envolvido com o crime, comprometendo o desenvolvimento normal das eleições.

Related posts