A Número Um – Emmanuelle Devos  


 

 

“ Indicada ao César de melhor  atriz,  Emmanuelle Devos   protagoniza o filme: A Número Um”

 

Tendo sua estreia confirmada para o dia 08 de março, como uma homenagem as mulheres “A Número Um” relata a luta das mulheres no mundo corporativo.

 

 

“A Número Um” traz à tona o debate sobre o assédio sofrido dentro das empresas e, em especial, pelas mulheres. Uma a cada três mulheres já sofreu assédio no trabalho. No mais recente trabalho da diretora franco-americana, Tonie Marshall, é feita uma denúncia à cultura machista presente no mundo corporativo.

“A Número Um” conta a história de Emmanuelle Blachey (Emmanuelle Devos), uma CEO de alta performance que entra na corrida para ocupar a presidência de uma grande empresa de energia. Com um histórico de lideranças masculinas, Emmanuelle Blachey seria a primeira mulher à frente do negócio. Para alcançar este objetivo, uma organização feminista se propõe a ajuda-la e, dessa forma,  se  sobressair  e  conquistar o um cargo de alto escalão que até o momento era ocupado por um homem. Contudo, essa trajetória não é fácil, a diretora precisa enfrentar um ambiente masculino corporativo, a mídia, sua família e alguns conflitos para poder ser a número um.

Para poder escrever o roteiro, a diretora do filme Tonie Marshall, colheu depoimentos de grandes mulheres que atuaram em CEOs francesas: Anne Lauvergeon, líder no segmento de energia nuclear e considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes; Laurence Parisot, ex líder do Movement of the Enterprises of France; Claire Pedini diretora da Saint-Gobain; entre outras grandes empresárias. Elas relataram a Tonie Marshall, alguns dos assédios que sofreram diariamente nesse meio masculino. O testemunho dessas mulheres deu à diretora um ótimo material para a construção da história de vida da protagonista interpretada por Emmanuelle Devos.

Emmanuelle Devos , acumula mais 50 filmes em seu currículo, desta-se entre suas atuações os filmes: Sobre meus  lábios( 2001), onde atua ao lado de Vicent  Cassel e recebeu o prêmio César de melhor atriz  sobre a direção de Jacques Audiard, Ervas Daninhas(2009) onde foi  dirigida por  Alain Resnais  e    “Coco Antes de Chanel” de   Anne Fontaine.

O elenco também conta com a excelente atriz Suzanne Clément, musa do jovem e premiado diretor Xavier Dolan, vencedora do prêmio de Melhor Atriz na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes pelo filme “Laurence Anyways”, primeiro filme da parceria entre os dois. Além deste título, o diretor e a atriz também trabalharam juntos em Eu Matei Minha Mãe (2010) e Mommy (2014).

 

“Um drama feminista talentosamente realizado” The Hollywood Reporter

 

“Um thriller econômico onde todos os golpes são permitidos” POSITIF – 5 ESTRELAS

 

“Tonie Marshall assina um filme ótimo, ácido e revigorado. Com Emmanuelle Devos, perfeita.” – Bande à part – 4 estrelas

 

“Um thriller que invoca a causa das mulheres de forma rara. Bravo!” – Elle – 4 estrelas

 

“Pronto para discussões e reflexões sobre a ambição e o status das mulheres no local de trabalho, este filme relevante e contemporâneo deve agradar a audiência” – Screen International

 

 

 

SOBRE O DIRETOR

Tonie Marshall é filha da atriz francesa Micheline Presle e do ator, diretor e produtor americano William Marshall.

Durante a adolescência, fez aulas de dança antes de se matricular em aulas de teatro com Jean-Laurent Cochet.  Começou no cinema como atriz sob a direção de Jacques Demy em 1972 , no evento mais importante desde que o homem andava na lua. Em 1974, ela se juntou ao grupo Théâtre Populaire de Reims de Robert Hossein .

 

Em 2000, se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio César de Melhor Direção por sua  comédia Instituto de Beleza Vênus.

Instituto de Beleza Vênus foi o primeiro longa- mertragem  da atriz Audrey Tautou. O filme colocou a atriz em evidência no mercado cinematográfico francês.

 

SOBRE A DISTRIBUIDORA

Distribuidora presente no Brasil há mais de 25 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 300 filmes no Brasil.

A distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.

 

 

FICHA TÉCNICA

Título original: Numero Une

Direção: Tonie Marshall

Roteiro: Tonie Marshall, Marion Doussot, Raphaelle Bacque

Produção: Veronique Zerdoun, Tonie Marshall

Fotografia: Julien Roux

Edição: Marie-Pierre Frappier

Música: Mike Kourtzer, Fabien Kourtzer

Figurino: Anne Autran, Elisabeth Tavernier

Gênero: Comédia dramática

País: França

Ano: 2017

COR

Duração: 110 minutos

Classificação: a verificar

Elenco: Emmanuelle Devos, Suzanne Clément, Richard Berry, Benjamin Biolay

 

Sinopse:

Através do trabalho árduo, Emmanuelle Blachey, engenheira brilhante e voluntária, tornou-se a diretora executiva da Trident, a principal empresa de energia da França. Casada há 20 anos com um homem carinhoso e mãe de 2 filhos, o sucesso de Emmanuelle parece perfeito. Um dia, uma rede de mulheres poderosas e influentes se oferecem para ajudá-la a se tornar a presidente de grande uma empresa. Mas para estar no topo, ela deve arriscar tudo! Em um mundo masculino, os obstáculos se acumulam na vida profissional e pessoal de Emmanuelle.

 

Related posts