Ana Guasque apresenta espetáculo “A Noiva de Cristal”


Atriz Ana Guasque apresenta espetáculo com a presença da
Cônsul de Portugal e da Cônsul Honorária Britânica

A atriz e bailarina Ana Guasque apresentou o espetáculo A Noiva de Cristal, escrito e dirigido pelo diretor carioca Márcio Azevedo, com a presença da Cônsul de Portugal Adriana Ribeiro de Lima e da Cônsul Honorária Britânica Denise Crawshaw Pellin.

O espetáculo conta a história verídica de Dulce (interpretada por Ana Guasque), prima do diretor, que na década de 50, após ser abandonada pelo noivo, teve uma crise nervosa e, por ser mulher, foi internada durante 15 anos em um hospital psiquiátrico.

O espetáculo fala sobre amor, rejeição, abandono, sobre os limites do amor e o que é considerado loucura, debate temas referentes à saúde mental e à atual reforma psiquiátrica. O texto é contundente e profundamente poético, dando voz aos excluídos, que durante décadas foram abandonados por seus familiares em instituições psiquiátricas, pelos mais diversos motivos, tema extremamente atual, que inclusive vem sendo apresentado na novela das 21h da Rede Globo de Televisão.

Ana Guasque, que no início do ano esteve na novela A Força do Querer, na Rede Globo de Televisão, e participou das novelas Boogie Oogie, Sete Vidas e Haja Coração, comemorou seu aniversário interpretando Dulce, neste emocionante espetáculo, que durante oito dias fez o público gaúcho se emocionar às lágrimas.

“É muito lindo sentir que fizemos um espetáculo que toca o coração das pessoas, que conseguimos dar voz aos que foram esquecidos nas instituições psiquiátricas, tocando realmente os corações, trazendo reflexão e emoção. A Dulce é um imenso presente, todo o meu amor ao Marcinho, autor e diretor do espetáculo, que me proporcionou este presente tão lindo, de modo tão generoso. Eu amo interpretar a Dulce”, ressalta Ana Guasque.

No elenco estão: Ana Guasque, Joana Izabel, Caroline Vetori e Fabrício Zavareze. Texto e Direção de Márcio Azevedo. A iluminação é de André Winovski e Bathista Freire, o cenário de Zoé Degani, fotografias de Jorge Aguiar. A produção de Malu Guasque e Rafael Carretero.

Após as apresentações, houveram uma série de debates sobre o Amor e sobre a atual reforma psiquiátrica, dentre os profissionais convidados estavam a Antropóloga Maria Helena Nunes, o Psicólogo Jeremias Wickert, as Assistentes Sociais Sônia Guasque e Pâmela Bratz, a psicóloga Vitória Guasque, o Diretor da Clínica Santa Thecla Nilson Lemos, o fotógrafo Jorge Aguiar, os Terapeutas de Constelação Familiar Michelle D’Avila e Dji D’Ávila, a Psicóloga e Master Coach Mariele Inghes, a Cônsul de Portugal Adriana Ribeiro de Lima e a Cônsul Honorária Britânica Denise Crawshaw Pellin.

Em 2018, o espetáculo A Noiva de Cristal poderá ser visto no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Related posts