Vocalista do Aerosmith canta com aluno do Projeto Guri no Rio de Janeiro


Steven Tyler
Steven Tyler – Autografo

Abner Tofanelli (18), aluno do Grupo de Referência de São José do Rio Preto no Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – estava no Rio de Janeiro para o show do Aerosmith, quando foi surpreendido. Às vésperas do evento, o jovem artista tocava seu violoncelo na rua, em uma esquina do Shopping Leblon, quando se surpreendeu com uma movimentação e muitos seguranças, mas continuou tocando a música Thinking out Loud, de Ed Sheeran.

“O Tyler chegou do nada e começou a cantar um trecho da música que eu estava tocando. Até achei que era um cover, mas quando ele começou a cantar tive certeza que era o próprio Steven Tyler e comecei a tremer de emoção. Ao final, ele me parabenizou e colocou R$ 50 na minha caixinha. Eu disse que era muito fã dele, que o amava. E ele disse que amava os brasileiros também. A produção do Tyler pediu para eu comprar um canetão para ele autografar o meu instrumento. Comprei, fui ao shopping Leblon, onde ele estava, e na hora veio até mim para dar o autógrafo. Além disso, perguntaram se eu tinha ingresso para o dia e eu disse que sim. Se eu pudesse dar um recado para ele diria que só dele ter cantado comigo alguns segundos mudou a minha vida”, contou Abner todo feliz.

No ano passado, Abner criou o grupo Capivara Strings com seus amigos para se apresentar no festival internacional de música Imagine Brazil. De terno e gravata borboleta, o grupo deu um show de interpretação e foi um dos finalistas do concurso:  https://www.youtube.com/watch?v=0HvvsZHhQXU

O festival Imagine Brazil, aliás, está com inscrição aberta http://br.imaginefestival.net/

Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Dedilhadas
O grupo é composto pelos naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo executa um repertório diversificado com maior enfoque em peças eruditas de diversos períodos da história da música. Em 2011, o grupo recebeu a visita do quarteto de cordas da Sphinx – ONG norte-americana que tem a missão de aumentar a presença de negros e latinos nas orquestras dos EUA – que, durante uma semana, realizou masterclasses, ensaios e concertos com nossos Guris. No ano seguinte, a Camerata retribuiu a visita, apresentando-se ao lado do quarteto, em Detroit. Ela também já tocou ao lado de Alejandro Drago (2013) e foi regida na série de Artistas Convidados pelos maestros Jean Reis (2011) e Arthur Barbosa (2012). Em 2015 apresentou o espetáculo Vozes de Natal, produzido pela TV TEM, afiliada da TV Globo. Em 2016 participou da Virada Cultural, em Votuporanga.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado,  Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

 

Related posts